Image Map

21.7.10

Que Brasil é esse?

Sempre ouvimos dizer que o Brasil está crescendo, que já estamos entre as dez maiores economias do mundo, que dentro de alguns anos seremos uma potência econômica (tem até aquele BRIC né), que o Mercosul vai muito bem e tudo mais...
Mas, eu sou brasileira, da região Norte, mais precisamente do Estado do Pará, da cidade de Belém e não vejo esse Brasil! Acho que quando as pessoas falarem "Brasil" devem dizer que estão falando do Brasil do Centro-sul, pois nós da Amazônia e do Nordeste não fazemos parte desse Brasil.
O Brasil é o país das desigualdades, então por aqui não podemos usar termos gerais. E o pior é que toda vez que falam nesse tal Brasil o povo já pensa no Rio de Janeiro e no máximo São Paulo, só!
Mas eu me pergunto... tem algo mais a cara do Brasil do que a Amazônia, o calor, a chuva? Não que Rio de Janeiro e São Paulo não sejam a cara do Brasil, mas é que como vivemos em um país tropical, nada mais a cara daqui do que uma floresta tropical!
Eu fico muito triste com isso, pois eu realmente não me sinto brasileira! E depois as pessoas ainda vem perguntar por que eu não sou patriota... Ainda tem dúvidas? Como posso amar, lutar e dizer que tenho orgulho, de um país que me exclui? Que não liga para mim e para minha região? Realmente não faz sentido...
Nós nortistas somos humilhados, discriminados e só servimos (pelo menos na cabeça deles) para fornecer matérias-primas. Já criou-se uma imagem negativa da nossa região, acham que aqui só tem índio... Mas, espere, o que há de errado em ser índio? Temos sim muitos traços da cultura indígena e com muito orgulho (eu pelo menos). Não somos tão atrasados quanto alguns pensam, aqui não andam jacaré e onça na rua e nem tarzan pendurado em cipó (acredite eu já ouvi coisas do tipo).
Pelo contrário, somos um Estado muito rico e pobre ao mesmo tempo! Paradoxal não?
Se compararmos a educação do Sul do Brasil com a do Norte, veremos uma diferença imensa, comparando com a do Nordeste então... e isso é interessante para o sistema, pois sem educação seremos manipulados e alienados mais facilmente.
Para crescermos de fato, temos que desenvolver e nos preocupar com todas as regiões de forma igual! Chega desse preconceito com a região Norte e Nordeste! Somos tão brasileiros quanto o pessoal do Sul e Sudeste e merecemos atenção.
É com muita tristeza que digo que não tenho orgulho de ser brasileira! Sou paraense e nortista com muito orgulho, mas brasileira não. Porém, espero que um dia eu ainda possa ter esse orgulho que me falta, pois tenho esperança que um dia o Brasil vai perceber o valor que temos.
Abaixo uma música do Mosaico de Ravena que eu gosto bastante e que tem a ver com o que eu disse:

Belém - Pará - Brasil


... Região Norte, ferida aberta pelo
progresso, sugada pelos sulistas e
amputada pela consciência nacional...

Vão destruir o Ver-o-Peso
e construir um shopping center
Vão derrubar o Palacete Pinho
pra fazer um condomínio
Coitada da Cidade Velha
que foi vendida pra Hollywood
pra ser usada como albergue
no novo filme do Spielberg

Quem quiser, venha ver
Mas só um de cada vez
Não queremos nossos jacarés
Tropeçando em vocês

A culpa é da mentalidade
criada sobre a região
Porque que tanta gente teme?
Norte não é com "M"
Nossos índios não comem ninguém
agora é só hamburguer
Porque ninguém nos leva a sério?
Só o nosso minério...

Aqui a gente toma guaraná
quando não tem Coca-Cola
Chega das coisas da terra
que o que é bom, vem lá de fora
Deformados até a alma
Sem cultura e opinião
O nortista só queria
fazer parte da nação

Ah! Chega de malfeitura
Ah! Chega de tristes rimas
Devolvam a nossa cultura
Queremos o Norte lá em cima
Porque, onde já se viu?
Isso é Belém
Isso é Pará
Isso é Brasil

Quem quiser venha vê
Mas só um, de cada vez
Quem quiser venha vê
Mas só um, de cada vez
não queremos, nosso jacaré
tropeçando em você

Quem quiser venha vê
Mas só um, de cada vez
não queremos, nosso jacaré
tropeçando, em você
tropeçando, em você
tropeçando, em você
tropeçando, em você


8 comentários:

Aline Rodrigues disse...

Muito legal você se preocupar com o espaço do seu estado dentro do Brasil. Também acho que o espaço Norte e Nordeste, por serem os menos desenvolvidos economicamente, acabam perdendo espaço.

Amanda disse...

é realmente,Aline, mas o que me deixa mais triste é que se não fôssemos tão explorados poderíamos ser mais desenvolvidos :D

Pedro Prado disse...

Parabéns, poucas pessoas tem essa coragem!

Amanda disse...

Obrigada Pedro :D

http://souferrofundido.blogspot.com/ disse...

Amanda...concordo com você...quando eles falam do crescimento/desenvolvimento/melhorias do Brasil, excluem mesmo várias regiões...
Até em SP,se você sair do centro, e for para a perifería, verá uma desigualdade vergonhosa...não tem NADA!
É que hoje o que importa em gestão, inclusive pública, são os resultados, a lucratividade da empresa chamada "Brasil".
E neste caso,as regiões que dão menos retorno financeiro não são prioridade.
Culpa do sistema capitalista?Talvez...
Talvez o Brasil precise de mais pessoas que "briguem" para melhorá-lo, e lúcidas como você.
Beijo!

Amanda disse...

Ah obrigada Natacha :D
beijo

Uma Dama e uma Selvagem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uma Dama e uma Selvagem disse...

Concordo e tambem espero que muitas outras pessoas pensem assim nada de conformidade e sim ação para poder vim a transformação XD
Argumentando a melhor maneira *)